Terça-feira, 22 de setembro de 2026
MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Publicidade

Depois de 12 anos, fraude em concurso cobra a conta: Castilho exonera três servidores após decisões da Justiça

Concurso realizado em 2014 teve fraude reconhecida pelo Judiciário; recursos chegaram ao STF, que manteve entendimento desfavorável a recorrentes, e.

Depois de 12 anos, fraude em concurso cobra a conta: Castilho exonera três servidores após decisões da Justiça

Concurso realizado em 2014 teve fraude reconhecida pelo Judiciário; recursos chegaram ao STF, que manteve entendimento desfavorável a recorrentes, e três servidores foram exonerados nesta terça-feira (18)

ANTÔNIO CRISPIM – CASTILHO

Foram necessários 12 anos desde a realização do concurso público de 2014 para que parte das consequências de um certame considerado fraudulento pela Justiça se materializasse definitivamente dentro da Prefeitura de Castilho.

Nesta terça-feira (18), foram exonerados Ana Paula Ferreira dos Santos, Miriam Rosalém Silva Gatti e Cléber Siqueira Moreira, como consequência das decisões judiciais envolvendo o concurso. O caso atravessou diferentes instâncias do Judiciário e chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O episódio deixa uma reflexão incômoda para a administração pública: quando um concurso é contaminado por fraude, não existe estabilidade capaz de transformar um ato nulo em legítimo apenas pela passagem do tempo.

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 2ª Vara de Andradina que reconheceu a nulidade do concurso, de forma limitada aos cargos ocupados pelos réus alcançados pela sentença, anulando também os respectivos atos de nomeação e posse.

Fraude comprometeu concurso de 2014

O caso teve origem em investigação do Ministério Público.

Segundo os autos, foram encontrados elementos indicando direcionamento de cargos a determinados candidatos e até gabaritos assinados em branco que teriam sido preenchidos posteriormente. A apuração acabou resultando em ações judiciais e desmembramentos devido ao número de envolvidos.

Não se trata, portanto, de uma simples irregularidade burocrática.

A própria Justiça reconheceu que a lisura do concurso havia sido comprometida, atingindo princípios essenciais para qualquer seleção pública: isonomia, impessoalidade e moralidade.

Concurso público existe justamente para impedir que o cargo pertencente ao Estado seja entregue segundo relações pessoais, interesses políticos ou escolhas previamente determinadas.

Quando esse mecanismo é fraudado, não é apenas outro candidato que perde. Perde toda a população.

TJ determinou exoneração

Ao analisar o caso, o Tribunal de Justiça manteve a nulidade dos atos de nomeação e posse dos beneficiados alcançados pela decisão.

O ponto jurídico é relevante porque a exoneração não foi tratada simplesmente como punição decorrente da Lei de Improbidade Administrativa.

O entendimento foi de que ela resulta da própria nulidade do concurso e dos atos administrativos posteriores.

Em outras palavras: se o ingresso no serviço público decorreu de um ato posteriormente declarado nulo, a nomeação originada desse procedimento também pode ser atingida.

Caso chegou ao Supremo

Cléber Siqueira Moreira ainda tentou reverter o resultado no Supremo Tribunal Federal.

O recurso foi analisado pela Segunda Turma do STF, sob relatoria do ministro Gilmar Mendes.

Em julgamento virtual realizado entre 8 e 15 de maio de 2026, a Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental.

Segundo a ementa apresentada no processo, o STF considerou que modificar as conclusões alcançadas pelas instâncias anteriores exigiria reexaminar fatos e provas, providência que encontra obstáculo na Súmula 279 da Corte.

O acórdão registra ainda que o Tribunal de origem havia concluído, a partir das provas do processo, que a fraude no concurso estava comprovada e que os recorrentes haviam sido beneficiados pelo conluio que resultou nas nomeações.

Doze anos entre o concurso e as exonerações

A distância entre o início do caso e seu desfecho administrativo chama atenção.

O concurso foi realizado em 2014.

Agora estamos em agosto de 2026.

Nesse intervalo, houve investigação, ações judiciais, recursos e discussões jurídicas que permitiram a permanência de servidores nos respectivos cargos enquanto o processo avançava.

Nesta terça-feira (18), entretanto, Ana Paula Ferreira dos Santos, Miriam Rosalém Silva Gatti e Cléber Siqueira Moreira deixaram os quadros da Prefeitura, em cumprimento às consequências das decisões judiciais.

Justiça foi clara sobre a nulidade

Em janeiro, ao divulgar o julgamento, o próprio Tribunal de Justiça informou que  manteve a nulidade do concurso limitada aos cargos dos réus condenados e também dos atos administrativos de nomeação e posse, determinando a exoneração.

A discussão sobre dolo e improbidade não afastou essa consequência.

Esse ponto é fundamental para compreender o processo: uma coisa é aplicar penalidades por improbidade; outra é reconhecer que o próprio ato administrativo que permitiu o ingresso no cargo é inválido.

Foi justamente essa distinção que sustentou a manutenção das exonerações.

A conta de uma fraude não desaparece com o tempo

O caso de Castilho deixa uma lição que vai além dos três servidores exonerados nesta terça-feira.

Concursos públicos não podem ser tratados como mera formalidade para legitimar escolhas feitas previamente.

Cada vaga direcionada representa potencialmente um candidato que estudou, pagou inscrição, realizou a prova e confiou que disputaria o cargo em igualdade de condições.

Também representa um problema para o próprio município, que pode passar anos convivendo com processos judiciais, insegurança administrativa e consequências de decisões tomadas muito tempo antes.

Doze anos depois do concurso de 2014, Castilho ainda enfrenta seus efeitos.

E o desfecho mostra que, na administração pública, o tempo pode atrasar a consequência de uma irregularidade, mas não necessariamente é capaz de apagá-la.

Compartilhar
Publicidade

Leia também